Festejos

Festejos de Santo Antônio
 
A festa de Santo Antônio se inicia no dia primeiro de junho com a trezena em sua Igreja, nesses 13 dias dezenas de fiéis lotam a Igreja de Santo Antônio. 

No dia do padroeiro a festa se inica com uma salva de foguetes e celebração de missa na igreja acompanhada por centenas de devotos que lotam a igreja já nas primeiras horas da manhã. No final da missa acontecerá a tradicional distribuição de pães, uma forma de pagar promessas ao santo com fama de casamenteiro. 

Durante todo o dia acontecerão celebrações e ladainhas e no final da tarde sai a secular procissão pelas ruas da cidade.

Antes com da imagem do santo retornar para a igreja é celebrada uma missa campal no Largo de Santo Antônio, e tão logo é recolhido o andor, a festa fica por conta do tradicional Arraial com apresentação de diversas manifestações folclóricas. 


Festejos de São João
 
A festa acontece desde a noite do dia 23 de junho e durante o início da manhã do dia 24, quando dezenas de grupos de bumba-meu-boi vão a igreja prestar sua homenagem ao Santo Padroeiro.

Durante todo o dia acontecem celebrações e ladainhas e no final da tarde sai a secular procissão pelas ruas da cidade, após recolher a procissão é realizada uma grande quermesse com apresentação de grupos folclóricos.


Festejos de São Pedro

O centenário festejo dedicado a São Pedro, o Santo dos Pescadores, reune desde a noite do dia 28 no Largo da Madre Deus os mais diversos grupos de bumba meu boi, principalmente do sotaque de baixada e de zabumba do interior do Estado,que desfilam em direção a Capela para receberem as bênçãos,pagar promessas, fazer preces e renovar os votos de mais uma temporada junina.

A Imagem aguarda os fiéis, de frente para o Bacanga, em um andor, em forma de barco, adornado com fitas, miniaturas de novilhos de bumba meu boi e outros adereços.

Durante todo o dia os grupos e os fiéis participam das procissões marítimas, terrestre e de uma missa campal, que reune milhares de pessoas e dezenas de embarcações.

A presença maciça da maioria das pessoas que participam dos grupos de bumba meu boi, provenientes de comunidades rurais, principalmente as dos bois de matraca, são pescadores,

Turistas, estudantes, artistas, intelectuais e moradores das imediações e de vários lugares da ilhasão atraídos ao local pela mística religiosa e pela movimentação cultural, Tornando pequeno o Largo e as ruas próximas à capela.

Da chegada de ônibus fretados carregados de brincantes à subida pelos inúmeros degraus da escadaria os grupos se misturam aos espectadores que mais próximos dos brincantes tocam instrumentos como pandeiros, maracás e matracas, transformando essa manifestação religiosa em um grande espetáculo de fé, de ritmo e de cores.


Festejos de São Benedito

No mês de agosto, a grande festa da fé católica fica por conta dos festejos de São Benedito, organizados pela secular Irmandade de São Benedito, que inicialmente funcionava na igreja de Santo Antônio, indo depois instalar-se definitivamente na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, motivo pelo qual a imagem de Nossa Senhora acompanha São Benedito no giro procissional.

Por tratar-se originalmente de uma Irmandade de Negros sua aproximação com o profano manifesta-se nas apresentações de vários grupos de Tambor de Crioula, para reverenciar o santo, e na quermesse no Largo em frente a igreja, onde são realizados apresentações também de bandas musicais e cantores, além de bingos, pescarias, rifas e venda de doces.

A procissão de São Benedito, homenageado e louvado por todos os grupos de Tambor de Crioula, é um dos maiores festejos católicos da capital.